Campus Vitória da Conquista Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/634
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Quimissão: proposta de jogo didático para o ensino de Química
metadata.dc.creator: Prado, Rodrigo Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Wdson Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Wdson Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Santana, Alessandro Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Andrade, Rafael França
metadata.dc.description.resumo: As atividades lúdicas constituem um instrumento importante para o ensino de Química, sobretudo no que diz respeito àqueles assuntos considerados pelos estudantes como os mais difíceis ou mais desinteressantes. Dessa forma, o seu uso tem sido defendido por muitos pesquisadores, pois proporciona o desenvolvimento de diversas habilidades que são fundamentais para a aprendizagem como, por exemplo, o raciocínio lógico, a organização do pensamento e a capacidade de tomar decisões. Convém lembrar ainda que, o interesse do estudante é fundamental para sua aprendizagem, e as atividades lúdicas se apresentam como uma ferramenta motivadora, visto que proporcionam o rompimento com metodologias de ensino mais tradicionais, que prezam pela memorização de fórmulas e conceitos, além da realização de listas de exercícios sempre ao final de um determinado conteúdo. Sendo assim, é interessante que os professores introduzam em sua prática docente atividades lúdicas que possam auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, se faz necessário que o desenvolvimento de atividades lúdicas, tais como jogos de cartas, tabuleiro entre outros, aconteça de forma contínua para atender às necessidades peculiares de determinado conteúdo ou determinado grupo de estudantes. Portanto, este trabalho propõe a construção de uma atividade lúdica por meio de um jogo didático de cartas e tabuleiro, com regras bem definidas, que aborda diversos temas que são chamados de missões que, por sua vez, estão relacionadas com uma série de perguntas e respostas chamadas de tarefas, que uma vez respondidas, têm uma missão concluída. A cada missão concluída, o jogador ou equipe conquista um território específico no tabuleiro, relacionado à missão que concluiu. O vencedor é aquele que, ao final do jogo, domina o maior território. O Quimissão permite que o professor verifique as aprendizagens já consolidadas e as que ainda não foram. Feito isso, é possível levantar problemas e discutir melhorias para o ensino, principalmente aquelas relacionadas aos temas em que os estudantes apresentarem mais dificuldades ao longo do jogo.
Resumo: Playful activities are an important instrument for teaching Chemistry, especially with regard to those subjects considered by students as the most difficult or uninteresting. Thus, its use has been defended by many researchers, as it provides the development of several skills that are fundamental for learning, such as logical reasoning, the organization of thought and the ability to make decisions. It is also worth remembering that, considering that the student's interest is fundamental for their learning, recreational activities are presented as a motivating tool, since they provide a break with more traditional teaching methodologies, which value the memorization of formulas and concepts, in addition to the realization of exercise lists always at the end of a given content. Therefore, it is interesting that teachers introduce playful activities into their teaching practice that can help in the teaching and learning process. For this, it is necessary that the development of recreational activities, such as card games, board games, among others, happen continuously to meet the peculiar needs of a certain content or a certain group of students. Therefore, this work proposes the construction of a ludic activity through a didactic game of cards and board, with welldefined rules, which addresses several themes that are called missions, which, in turn, are related to a series of questions and responses called tasks, which once answered, have a mission completed. With each mission completed, the player or team conquers a specific territory on the board, related to the mission they completed. The winner is the one who, at the end of the game, dominates the largest territory. Quimissão allows the teacher to check the learning that has already been consolidated and those that have not yet been. Once this is done, it is possible to raise problems and discuss improvements for teaching, especially those related to topics in which students present more difficulties throughout the game.
Palavras-chave: Atividades lúdicas
Jogo didático
Ensino de química
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: IFBA
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ensino Superior/Bacharelado
Citação: Prado, Rodrigo Santos. Quimissão: proposta de jogo didático para o ensino de Química. Trabalho conclusão de curso Licenciatura em Química. Vitória da Conquista, Instituto Federal da Bahia, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/634
Data do documento: 9-Ago-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC___Rodrigo_Santos_Prado___Versao_final___Assinado.pdf619.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador