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https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/557
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bezerra, Vania Souza Alves | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-08T11:19:38Z | - |
dc.date.available | 2024-03-04 | - |
dc.date.available | 2024-03-08T11:19:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/557 | - |
dc.description.abstract | The aim of this research is to propose a gamified Didactic Sequence that seeks to contribute to the meaning of logical-mathematical concepts to integrate Math with Programming Logic. The motivation for this study emerges from the perception that mathematics is taught without application or contextualization, being reproduced mechanically, most of the time, without any meaning or integration with other areas of knowledge, developing students without knowledge of common issues that require logical-mathematical reasoning. Given this concern, IVE (Integrated Vocational Education) teachers validated the unleashing of didactic potential, performed through gamification and the development of the Theory of Symbolic Logic in the students' reallife situations. To carry out this work, we opted for research with a qualitative approach, with data collection to validate the Didactic Sequence, through questionnaires applied to IVE mathematics and Programming Logic's teachers. The educational project developed from the research is a gamified teaching sequence that will stimulate logical thinking, creativity, and interdisciplinarity and highlight the need for knowledge of mathematics in the student's daily life. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
dc.subject | Lógica Simbólica | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Meaningful Learning | pt_BR |
dc.subject | Symbolic Logic | pt_BR |
dc.subject | Didactic Sequence | pt_BR |
dc.subject | Gamification | pt_BR |
dc.subject | Integrated High School | pt_BR |
dc.subject | Mathematics Education | pt_BR |
dc.title | Um caminho para o ensino de lógica no ensino médio integrado: sequência didática gamificada na significação de conceitos matemáticos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mota, Luzia Matos | - |
dc.contributor.advisor1ID | 3291899491610079 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3291899491610079 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Carneiro, Tereza Kelly G. | - |
dc.contributor.referee1 | Mota, Luzia Matos | - |
dc.contributor.referee2 | Carneiro, Tereza Kelly Gomes | - |
dc.contributor.referee3 | Diniz, Marcelo Vera Cruz | - |
dc.contributor.referee4 | Lopo, Alexandre Boleira | - |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa é propor uma Sequência Didática gamificada que visa a contribuir para a significação de conceitos lógicos matemáticos com o propósito de integrar a Matemática à Lógica da Programação. A motivação deste estudo surge da percepção de que a Matemática é ensinada sem aplicação ou sem contextualização, sendo reproduzida de forma mecânica, na maioria das vezes sem qualquer sentido e sem integração com outras áreas do conhecimento, formando estudantes sem o conhecimento de questões básicas que exigem o raciocínio lógico matemático. Diante dessa inquietação, validou-se frente a professores do Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPI) o desencadeamento das potencialidades didáticas, realizadas através da gamificação e do desenvolvimento da Teoria da Lógica Simbólica em situações reais da vida do educando. Para a realização deste trabalho, optamos pela pesquisa com abordagem qualitativa, com coleta de dados para validação da sequência didática, através de questionários aplicados a professores de Matemática e Lógica de Programação do EPI O projeto educacional desenvolvido a partir da pesquisa é uma sequência didática gamificada que irá estimular o pensamento lógico, a criatividade, a interdisciplinaridade e evidenciar a necessidade do conhecimento de Matemática no cotidiano do aluno. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica(ProfEPT) | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFBA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
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