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https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/354
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título: | O jogo na perspectiva educacional como forma lúdica de discussão sobre a hegemonia cultural |
metadata.dc.creator: | Gomes, Renata Machado |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Rios, Jocelma Almeida |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Diniz, Marcelo Vera Cruz |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rios, Jocelma Almeida |
metadata.dc.contributor.referee2: | Diniz, Marcelo Vera Cruz |
metadata.dc.contributor.referee3: | Reis, Leonardo Rangel dos |
metadata.dc.contributor.referee4: | Silva Junior, Ivan de Matos e |
metadata.dc.contributor.referee5: | Oliveira, Alexandre Santos de |
metadata.dc.description.resumo: | Os jogos estão inseridos em nossa cultura da mesma forma que são agentes transformadores dela. Numa cultura digital, os jogos digitais apresentam potencialidades educativas e comunicativas para a atual geração de estudantes, principalmente quando voltado para a educação integral. Porém, o cenário brasileiro de criação de jogos conta com um cenário de importação de tecnologias e jogos com a temática que não representam valores culturais nacionais, mas remetem a culturas estrangeiras. Isto é uma contradição, já que os jogos carregam a identidade cultural do local onde é produzido e de quem o produz. Para entender porque isso ocorre, utilizamos os conceitos de tecnologia, cultura e design. Assim, esta dissertação tem como objetivo discutir sobre o papel dos jogos digitais para uma educação omnilateral, utilizando a contra-hegemônia e design vernacular a fim de promover a valorização da cultura popular. Como conclusão da análise, instigamos professores e estudantes da EPT em jogos digitais para discutir o que pode ser feito para a elaboração de jogos que possuam uma identidade cultural local, com o auxílio de um e-book produzido a partir do resultado da pesquisa. |
Resumo: | Games are embedded in our culture in the same way that they are transforming agents of it. In a digital culture, digital games have educational and communicative potential for the current generation of students, especially when focused on integral education. However, the Brazilian scenario of game creation has a scenario of importation of technologies and games with the theme that do not represent national cultural values, but refer to foreign cultures. This is a contradiction, since games carry the cultural identity of the place where they are produced and who produces them. To understand why this happens, we use the concepts of technology, culture and design. Thus, this dissertation aims to discuss the role of digital games for an omnilateral education, using counter-hegemony and vernacular design in order to promote the appreciation of popular culture. As a conclusion of the analysis, we instigated EPT teachers and students in digital games to discuss what can be done for the development of games that have a local cultural identity, with the help of an e-book produced from the research result. |
Palavras-chave: | Jogo digital Contra-hegemonia Tecnologia digital Design vernacular Educação Digital game Counter-hegemony Digital technology Vernacular design Eucation |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | IFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica(ProfEPT) |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
Citação: | GOMES, Renata Machado. O Jogo na perspectiva educacional como forma lúdica de discussão sobre a hegemonia cultural. Dissertação ( Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Salvador, 2022, |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/354 |
Data do documento: | 5-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Produto Educacional_vernacularfinal.pdf | Vamos Vernacular? | 11.85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Renata gomes_Dissertação.pdf | Dissertação | 8.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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