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https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/598
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O uso da gamificação nos processos de avaliação e aprendizagem de discentes do curso técnico em análises clinicas na disciplina de anatomia e fisiologia humana |
metadata.dc.creator: | Damasceno, Matheus Lau |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Souza, Danilo Almeida |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Danilo Almeida |
metadata.dc.contributor.referee2: | Dória, Milena Santos |
metadata.dc.contributor.referee3: | Moura, Antonio Reynaldo Meneses |
metadata.dc.description.resumo: | O curso técnico em Análises Clínicas é um dos cursos alocados no eixo de Saúde do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT). Seu currículo é formado por uma pluralidade de componentes curriculares, em que se destacam a Anatomia e Fisiologia humana como disciplinas básicas para outros componentes do curso. Por sua vez, esses componentes são considerados complexos e densos, com nomenclaturas particulares e com grande extensão de conteúdo. Levando em consideração esses apontamentos, elencamos que a necessidade de diversificação dos processos avaliativos de aprendizagem dos estudantes é fundamental para o desenvolvimento de habilidades e competências dentro da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), principalmente em componentes como estes. Portanto, o objetivo desse plano de intervenção é dinamizar o processo de avaliação de uma turma de 1ª módulo subsequente do curso técnico em Análises Clínicas sobre o tema sistema nervoso nos componentes curriculares de anatomia e fisiologia humana a partir da aplicação de um jogo didático. Como metodologia, foi elaborado um Jogo didático denominado de Cabeça Ação, composto por um sistema de perguntas e respostas, intercalados com atividades práticas referentes ao conteúdo proposto. A partir dessa aplicação foi possível observar não só o aprendizado do aluno, mas também a cooperação entre eles diante da dinâmica de trabalho em equipe, além de demonstrar possibilidades de diversificação dos processos educativos na Educação Profissional e Tecnológica, o que pode potencializar a formação dos indivíduos e rompe com os paradigmas exclusivo do ensino para instrumentação técnica. |
Resumo: | The technical course in Clinical Analysis is one of the courses allocated in the Health axis of the Catalog National Institute of Technical Courses (CNCT). Its curriculum is made up of a plurality of curricular components, in which human Anatomy and Physiology stand out as core subjects for other components of the course. In turn, these components are considered complex and dense, with particular nomenclatures and with a large extension of content. Taking these notes into account, we list... |
Palavras-chave: | Jogo Didático Gamificação Educação Profissional Avaliação de aprendizagem |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | IFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Pós Graduação |
Citação: | Damasceno, Matheus Lau. O uso da gamificação nos processos de avaliação e aprendizagem de discentes do curso técnico em análises clinicas na disciplina de anatomia e fisiologia humana. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-graduação Lato sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) Campus Ilhéus, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Ilhéus, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/598 |
Data do documento: | 23-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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