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https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/227
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título: | O ensino de dança na perspectiva da educação física: limites e possibilidades para o ensino médio integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia |
metadata.dc.creator: | Nogueira, Samile Guimarães |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Lapa, Jancarlos Menezes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lapa, Jancarlos Menezes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Mota, Luzia Matos |
metadata.dc.contributor.referee3: | Viana, Viviane Rocha |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho é fruto de uma problemática levantada ao longo de meus anos de docência na área de Educação Física. Indaga-se como a dança pode ser tratada pedagogicamente dentro do IFBA a partir da perspectiva de uma Formação Humana Integral, crítica e criativa? Foi feita uma pesquisa documental, de análise qualitativa e quantitativa orientada pelo objetivo geral de construir uma proposta de ensino de Dança numa perspectiva histórica no contexto da Educação profissional e Tecnológica e pelos objetivos específicos de identificar a dança, enquanto conteúdo de ensino, nos documentos oficiais orientadores da prática pedagógica para o ensino de Educação Física nos diversosCampido IFBA dentro dos Cursos Técnicos de Nível Médio na Modalidade Integrada; mapear estudos e registros de práticas que contemplem o ensino da dança no IFBA; elaborar uma proposta para o ensino de dança, tendo como base a Pedagogia Histórico-Crítica, no contexto da EPT. Foram utilizados como fonte primária de dados os 46 Planos do componente curricular de Educação Física, parte constitutiva dos PPC, documentos oficiais do IFBA, e como fonte secundária as 3 teses e dissertações produzidas entre 2010 e 2018 que tratam diretamente do currículo de Educação Física no IFBA e/ou do ensino de dança na instituição. Em apenas 27 (vinte e sete) de 46 (quarenta e seis) PPC analisados a dança aparece como conteúdo a ser tratado pedagogicamente pelo Componente Curricular de Educação Física. A dança é, em última instância, resultado da necessidade de comunicação humana, ao mesmo tempo a própria capacidade humana de comunicar-se, expressar-se. Ela é em si mesma linguagem. Constitui-se da relação tempo, espaço e movimento, traduzindo gestualmente sentimentos, sensações, relações, percepções de si e do mundo, por tanto nos preocupamos com a importância da mesma no processo formativo que se pretende Integral, Crítico e Criativo. Ao triangular os dados das redes de divulgação, das pesquisas analisadas e os dados documentais percebe-se que, aparentemente os documentos oficiais não condizem com o que as pesquisas vêm apontando sobre as práticas pedagógicas. Em princípio, as práticas de ensino do IFBA trabalham a Dança mais do que os documentos oficiais apontam. Ao mesmo tempo, de forma contraditória, identificamos correspondência entre a presença marcante das professoras de Educação Física nos eventos publicados oficialmente pelos Campi e a qualidade teórica e de contextualização da Dança dentro dos PPC dos mesmos Campi, o que nos indica uma possível relação com a atuação das professoras que atuam nesses espaços tanto na garantia da Dança nos PPC como no trato da Dança para além da sala de aula, numa perspectiva artística. Sobre a proposta de ensino para dança, concluímos que a Pedagogia Histórico Crítica é potente do ponto de vista de assumir a leitura da realidade incluindo, os temas de Raça, Gênero e Classe, e somente articulando esses debates poderemos promover uma educação numa perspectiva libertadora para além do capital. |
Resumo: | This present work is the result of a question that was raised during my years of teaching profession in Physical Education: Questioned how can dance be pedagogically approached in IFBA from the perspective of a critical and Human Integral Formation? It was made a documentary research, from a qualitative and quantitative analysis guided by the main objective of bulding a proposal of teaching dance under a historical perspective in the context of Professional and Technological Education and by the specific objectives of identifying dance, as a teaching know, in the oficial documents that guide the pedagogical practice for Physical Education teaching in the various Campi of IFBA, inside the Technical Courses integrated to High School level; to map studies and registers of practices that contemplate dance teaching in IFBA; to elaborate a proposal for dance teaching, based in Historical-Critical Pedagogy, in the Professional and Technological Education context. It was used as primary data source the 46 Physical Education Planning, constitutive part of the PPC, IFBA oficial documents and, as secondary source, 3 thesis and dissertations produced between 2010 and 2018 which discuss the curriculum of `Physical Education in IFBA and/or dance teaching in the institution. In only 27 (twenty-seven) out of 46 (forty-six) PPC, analysed, dance is seen as a know treated pedagogically by Curricular Component of Physical Education. Dance is, ultimately, a result of the necessity of human communication and, at the same time, the human capacity of communicating, expressing itself. It is language per se. It is constituted by time, space and moviment relation, translating feelings, sensations, perceptions of yourself and the world through gestures. Therefore, we consider its importance in the formative process which intends to be Integral, Critical and Criative. In triangulating the data of the dissemination networks, the analysed researches and the documentary data, we noticed that the oficial documents do not match what the researches point out about the pedagogical practices we stablished, the teaching practices seem contemplate dance more than what the oficial documents show. At the same time, on a contraditory way, we identified a correlation between the markable presence of Physical Education female teachers in the events oficially published by Campi and the theorical quality and contextualization of Dance in the PPC of these Campi. It indicates a possible relation with the female teachers practice in these spaces both in guarantee of the dance in the PPC and seing it out of classrroom, on a artistica perspective. About the proposal of dance teaching, we conclude that the Historical and Critical Pedagogy is a strong point of view about assuming the reality reading, including themes such as Race, Genre and Class, and also that articulating these debates is the only way to promote an education in a liberator perspective beyond capital. |
Palavras-chave: | Ensino de dança Formação humana integral EPT e Pedagogia histórico-crítica Dance teaching Human integral formation Professional and technological education Historical and critical pedagogy |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | IFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
Citação: | NOGUEIRA, Samile Guimarães. O ensino de dança na perspectiva da educação física: limites e possibilidades para o ensino médio integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Salvador, 2022. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
URI: | https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/227 |
Data do documento: | 30-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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