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https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/221
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Araújo, Felipe Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-12T13:46:24Z | - |
dc.date.available | 2022-09-09 | - |
dc.date.available | 2022-09-12T13:46:24Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifba.edu.br/jspui/handle/123456789/221 | - |
dc.description.abstract | This work on the development and application of a digital game in chemistry, and aims to help teachers through alternative materials for teaching aimed at students of science and greater learning. The educational game QUIMIF is presented, which aims to present players (students) with information about the elements of the periodic table and their applicability in everyday chemistry. In addition, the importance of games in educational environments will also be addressed, especially in Chemistry classes; the entire QUIMIF construction process; an evaluation of the proposal and importance of the knowledge acquired during the Technician course in Informatics for the construction of this work. The learning verification process was carried out through probing tests with two test groups, which verify the game, and two control groups. It was carried out, in all classes, the application of a block of questions of the subject worked game with the purpose of diagnosis as in the knowledge of the classes on the subject. They were studied as class averages to verify the learning process. This work was carried out at the Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Santo Amaro. The averages were higher than the control groups, making it happen that there was a significant learning of the test groups with an emphasis on the game. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Programa-ção (Computadores) | pt_BR |
dc.subject | Química (Ensino médio) - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Tabela periódica dos elementos químicos | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento e avaliação do jogo digital QUIMIF para o ensino da tabela periódica nas aulas de química. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2732080196091798 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Adriana Vieira dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9590489825751662 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Adriana Vieira dos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9590489825751662 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Leite Junior, Jorge Costa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1189406823340515 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Miranda, Leandro da Costa | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9070918043866335 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Araújo, Marcio Luis Valença | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0777733127275321 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho sobre o desenvolvimento e a aplicação de jogo digital em química, e tem como objetivo auxiliar os professores através de materiais alternativos para o ensino aproximar os alunos das ciências e promover maior aprendizagem. É apresentado o jogo educativo QUIMIF que tem como finalidade apresentar aos jogadores (os alunos) informações sobre os elementos da tabela periódica e suas aplicabilidades no cotidiano da química. Além disso, também será abordada a importância dos jogos nos ambientes educacionais, em especial nas aulas de Química; todo processo de construção do QUIMIF; a avaliação da proposta e a importância dos conhecimentos adquiridos durante o curso Técnico em Informática para a construção desse trabalho. O processo de verificação da aprendizagem foi feita através de testes de sondagem com duas turmas teste, que verificaram o jogo, e duas turmas controle. Foi realizada, em todas as turmas, a aplicação de um bloco de perguntas do assunto trabalhado no jogo com o intuito de diagnosticar os conhecimentos das turmas sobre o assunto. Foram calculadas as médias das turmas para verificação do processo de aprendizagem. Este trabalho foi realizado no Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Santo Amaro. As médias das turmas teste foram maiores que as das turmas controle, nos fazendo concluir que ocorreu uma aprendizagem significativa do tema abordado através do jogo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Ensino Técnico | pt_BR |
dc.publisher.program | Técnico em Informática | - |
dc.publisher.initials | IFBA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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